Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Transição Capilar!

Minhas flores, como comentei lá no insta e fanpage, toda vez que eu postar algum código, sigla ou termo que as crespas e cachedas usam, vou trazer mais detalhado no blog.
Afinal, essa plataforma precisa ser usada também.
No nosso primeiro post, do "A,B,C dário" das transinetes, crespas e cacheadas, vamos falar sobre transição capilar.
A transição capilar acontece a partir do momento em que você decide deixar de usar químicas transformadoras dos fios, como chapinha, secador, pente quente, selante, alisante, defrizante, amaciadores, dentre outros e deixa seu fio crescer naturalmente.
Ou seja, se você decide HOJE, parar com qualquer transformação como essa, já pode marcar no calendário que hoje, é seu primeiro dia de transição.
Minha ultima química foi um selante que dei, na intenção de ter cachos mais "comportados".
Desde os meus 11 anos, usei permanente. Oras com bigudinhos pra definir os cachos, oras apenas na raiz pra amansa-la (como se meu cabelo fosse indefinido ou bicho pra ser amansado, maaaass,segue dbaile..).
Sim gente, como a grande maioria das meninas negras, eu nem sempre amei meu cabelo.
Tinha vergonha do volume, da textura. Não sabia cuidar nem arrumar. Então,pra me enquadrar no perfil padrão da sociedade, eu alisava meu cabelo. Isso me fazia me sentir melhor e o medo da rejeição diminuía.
Sofri bulling por conta do meu cabelo crespo, fui discriminada por isso e muitas das vezes essa discriminação partia de dentro de casa mesmo.
Minha mãe menosprezava o meu cabelo, sendo que o dela é um tipo 4 como o meu.
Meu primeiro relaxante também veio por parte da minha mãe, como grande parte das meninas negras também, isso é apresentado pela mães.
Mas quando a gente amadurece as idéias e passa a se enxergar como mulher negra numa sociedade machista, vemos o quanto ela é tóxica e abusiva.
Mediante isso, entendi o porque daquela atitude da minha mãe em relação ao meu cabelo. A mesma já havia sofrido discriminação também, por conta do seu crespo.
Seria essa atitude de "amaciar" meus fios, uma proteção da parte dela para que eu não sofresse o mesmo que ela sofreu?
Talvez sim, talvez não.
Hoje minha mãe se empoderou, hoje ela usa seu crespo solto e tem orgulho dele..e cá entre nós, que 4C mais lindo .
E eu tenho mais orgulho ainda em dizer e saber que fui a sua inspiração pra auto aceitação.
Mas isso, vai ficar pra um próximo post RS.
Voltando a nossa transição, essa fase pode ter uma duração longa ou curta. No meu caso, ela durou cinco meses.
Eu sou muito ansiosa...eu sei
Passei pela transição por duas vezes. Na primeira não tinha noção do que se tratava, apenas queria trocar de química.
Sai da amônia pro hidróxido de cálcio (a química do beleza natural).
Passei três meses sem dar nada no cabelo e sem cuidar também, confesso.
Fiquei feliz em ver meus cachos, mas, mesmo me achando linda, a opinião alheia me incomodava. Eu achava que não seria aceita, que iriam rir de novo do volume dos meus fios e isso me fez esconde-los na química novamente.
Porém, um belo dia deu ruim kkkkk hoje dou risada, mas no dia fiquei louca da vida.
Eu inventei por conta e risco, de pintar o cabelo de vermelho e três dias depois fui retocar raiz com a química. O que aconteceu??
O cabelo tracionou...
Gente, meu cabelo alisou legal na raiz. Eu achei que depois de uns dias, ele ia voltar ao normal, mas se passou 15 dias e nada.
Eu escondia a cagada por baixo de escovas e pranchas, o que só piorava a situação.
Após um mês, decidi deixa-lo cescer e ver no que daria. Comecei a cuidar com hidratações, investi no salão e ele foi crescendo.
Nessa época, conheci os grupos de facebook e me fortaleci. Vi o quanto meu crespo é lindo e os motivos pelos quais não deveria esconder algo que nasceu comigo.
Se a sociedade impõe meu cabelo como duro, feio, armado, isso é problema dela e não meu.
Não tinha mais porque, esconder minha coroa.
Fui me empoderando aos poucos e trocando informações.
Grupos como cacheadas em transição e vício cacheado, foram meus aliados nessa caminhada.
Não experimentei nenhuma texturização, mas vou trazer post sobre isso pra vocês.
Infelizmente não tirei muitas fotos também, dessa fase.
Só no dia do BC, mas vou postar aqui, a única e exclusiva prova do crime, no dia do post sobre BC, okay rsrs.
Ainda sobre o tempo de transição, tem meninas e meninos (sim, muitos homens entram em transição), que chegam a passar mais tempo,como um ano ou dois.
Já outros que são ainda mais ansiosos do que eu e raspam o cabelo.
O fim da transição se da, a partir do momento em que você já se sente livre e decidido o suficiente pra cortar seu cabelo e eliminar a parte lisa dele.
Gostaram do bate papo?
Deixem seus comentários, quero conhecer vocês.
E me sigam nas demais redes sociais.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário